Uruana, situada às margens do Rio Uru, foi fundada em 1938, no local onde um ano antes foi levantado um cruzeiro, por José Alves de Toledo. A região, de terras férteis e matas frondosas, constituía estímulo para a agricultura. Atendendo a convite do fundador, vieram de Minas Gerais, Bahia e de várias regiões do Estado de Goiás , famílias para colonizar o lugar.  A cidade é muito conhecida, regional e nacionalmente, como a "Capital da Melancia". Em virtude de sua economia ser baseada na agropecuária, sobretudo no cultivo de melancia, é realizada anualmente sempre no mês de setembro, uma festa popular pela ocasião do fim da colheita da fruta. 
    No mês de setembro acontece a Festa Nacional da Melancia, onde se escolhe a Rainha da melancia e acontecem desfiles e shows. O rio Uru é usado para refrescar os turistas. Uruana é conhecida por sua hospitalidade com os turistas não somente durante a festa da melancia, mas também durante outros eventos como a festa de São Sebastião. Outro ponto atrativo aos turistas é o rio Uru situado dentro da cidade acolhe banhistas em tardes quentes. Nas festas e eventos da cidade, os visitantes podem encontrar barracas e iguarias da cultura e história de Uruana. Doces, temperos, frutas e receitas produzidas pelos próprios moradores e comerciantes do município. Vale a pena experimentar e levar alguns (inúmeros) potinhos e sacolas para casa. 
    A cidade é um ponto turístico em Goiás apaixonante, principalmente, pela simpatia das pessoas e a receptividade dos moradores.

Ver mais