A cidade de Três Ranchos (GO), como ficou conhecida, originou-se por volta dos séculos XVII e XVIII, a partir da chegada dos bandeirantes paulistanos as paisagens do hoje Estado de Goiás, os quais, a procura de metais e mão de obra indígena e escrava, cortaram os Sertões do Brasil Central, onde se localizava a Capitania de Goiás, chegando à região de Catalão e, por conseguinte, às terras que hoje formam o município triranchense (SOUZA, 2012, p. 25).
Foi constatado que os tropeiros que cruzavam o País, no século XIX, tinham como
rota a passagem pela região de Três Ranchos (GO), onde existia um porto denominado Mãode-Pau, que servia para a travessia do Rio Paranaíba. Segundo a história oficial de Goiás, passou pela área que hoje é o município de Três Ranchos o bandeirante Bartolomeu Bueno (o filho), em 1722, em busca das minas outrora descobertas pelo seu pai, o Anhanguera (SOUZA, 2012, p. 36). Um fato histórico, que é interessante mencionar, diz respeito ao leito do Rio Paranaíba, rico em diamantes e, na época, cobiçado pelos tropeiros da região. Foi, justamente, em razão deste fato que o Porto Mão-de-Pau se tornou ponto de parada dos Bandeirantes e tropeiros. Nele, havia três casebres na forma de “ranchos1”, os quais, mais tarde, vieram a dar origem ao nome do município (SOUZA, 2012, p. 36). O desmembramento deste da área do município de Catalão se deu em 19 de outubro de 1953 mediante a Lei Estadual nº 823, vindo,
mais tarde, a ser elevado à categoria de município, como Paranaíba de Goiás, pelo Governador da época, Pedro Ludovico Teixeira (GOIÁS, 1953).
    O principal atrativo turístico do município é o Lago Azul, um dos maiores de água doce do país. Criado pelo represamento do Rio Paranaíba, o lago atrai um grande número de turistas que buscam contato com a natureza, descanso e também para praticar esportes náuticos. Além disso, a cidade de Três Ranchos é conhecida por sediar a abertura do Circuito Goiano de Pesca Esportiva e por suas festividades de carnaval. A cidade também tem uma política contínua de fomento à cultura, instituída pela Lei Aldir Blanc de 2022.
    Além de se maravilhar com a beleza natural que o lugar proporciona, os visitantes têm à disposição uma variedade de atividades para aproveitar, incluindo oportunidades para a pesca popular ou esportiva, atividades de Camping, e claro, momentos relaxantes. Há também a opção de desfrutar de uma praia artificial localizada nas proximidades do Lago Azul e desfrutar de esportes aquáticos, como motos aquáticas e caiaque. E, à noite, a diversão continua com a possibilidade de festas realizadas à beira do lago. Apesar de o Lago Azul ser o grande destaque turístico da cidade, os visitantes podem igualmente explorar alguns locais históricos, como o Mirante do Cristo Redentor e as Ruínas de Nossa Senhora d’Abadia, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
    A cidade é também uma referência na fabricação de diversos produtos artesanais. Diversos produtos de excelente qualidade são produzidos, como doce de leite e outros doces à base de leite, frutas, castanhas entre outros. Um exemplo de um dos locais que vendem tais doces é o Ranchão Goiano Doceria que oferece mais de 100 variedades de doces. Também é possível encontrar diversos restaurantes com cardápios variados, na cidade e também nas margens do lago. 
    Três Ranchos é sem dúvida um excelente destino para aproveitar o feriado, com suas diversas opções de lazer e beleza sem igual. Três Ranchos se destaca como um destino que atende a todos os gostos e idades. Não importa se você está em busca de aventuras aquáticas, relaxamento à beira do lago ou animação, esta cidade oferece uma experiência completa e memorável para o seu feriado!

Ver mais