Pires do Rio foi fundada em 1922 à margem da ferrovia. Seu nome foi dado em homenagem ao Ministro de Viação e Obras Públicas do Governo Epitácio Pessoa, José Pires do Rio. O ministro visitou o local do município em Agosto de 1921 para inspecionar as obras.
A ferrovia então passaria pela fazenda do Coronel Lino Teixeira de Sampaio, que já era um ponto de pouso de tropeiros e recebia convidados ilustres do Rio de Janeiro e São Paulo, quando estes vinham à região. Pires do Rio, localizada a 140 km da capital, Goiânia, possui o único museu ferroviário do estado e o 5º do gênero no país. A cidade nasceu com a construção do entroncamento ferroviário que ligou a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) ao porto de Santos/SP. A cidade possui uma ponte histórica, sobre o Rio Corumbá, a ponte Epitácio Pessoa, que foi importada da Europa possuindo características arquitetônicas da época. Tempos depois foi substituída por uma ponte de concreto, mas, a ponte de ferro ainda continua no local original, abandonada pelas autoridades públicas, que não a restauram. 
    Pires do Rio possui uma cultura bem diversificada com a presença de vários órgãos que tentam resgatar a cultura local. Também há a presença de lugares públicos que ajudam a firmar a identidade do município como: museu ferroviário, casa da cultura, biblioteca municipal Cyllenêo de Araujo (Leo Lynce). A cidade conta com diversos músicos de diferentes estilos, que vão da música folclórica, modas de viola. No passado importantes festivais de música foram realizados no antigo Cine Eleusis que hoje se encontra desativado. Dentre as festas em Pires do Rio, podemos destacar: Folia de Reis, Festa Junina, Festa de São Sebastião do Maratá, Festa de Nossa Senhora D'Abadia, Festa de São Francisco de Assis, Exposição Agropecuária, Baile do Hawaii e o Aniversário do Município. 
    Os principais atrativos da cidade são:

- Museu Ferroviário de Pires do Rio: A cidade possui o único museu ferroviário do estado de Goiás, que é inclusive Patrimônio Cultural e Histórico do estado, e o quinto da categoria em todo o país. Nele você encontra um acervo ligado à história da ferrovia na região central do país, e duas locomotivas antigas.

- Cachoeira do Maratá: Localizada entre Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás e Caldas Novas, é uma ótima opção de lazer em dias quentes. O local é aberto a visitação aos finais de semana e feriados. Além do banho de cachoeira, é possível fazer trilha até o topo dos 50 metros de queda d’água, que oferece uma vista de tirar o fôlego. 

- Matriz Sagrado Coração de Jesus:  igreja mais antiga da cidade, guarda consigo a história dos franciscanos no estado de Goiás. Os primórdios religiosos da cidade, ocorreram na tentativa da construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora D’Abadia no espaço onde hoje se encontra a praça Gaudêncio Rincon Segóvia. Depois de muitas dificuldades, foram os Franciscanos vindos dos Estados Unidos da América que realizaram os primeiros ritos da Semana Santa em Pires do Rio, e continuaram no estado de Goiás exercendo missões. É um ótimo lugar para visitar e conhecer mais sobre a cultura religiosa do estado. 

- Ponte Epitácio Pessoa: Sobre o Rio Corumbá, entre os municípios de Pires do Rio e Urutaí, a ponte que foi tombada como Patrimônio Cultural e Histórico de Goiás continua firme e resistente às marcas do tempo, no local original, mesmo tendo sido substituída por uma de concreto A ponte foi importada da Europa e dos Estados Unidos, e é importante pelas características arquitetônicas da época. 

Ver mais