A cidade foi fundada como um pequeno arraial em 1727, quando Manoel Rodrigues Tomás, chefe de um grupo de garimpeiros submetidos ao bandeirante Anhanguera e guiado por Urbano do Couto Menezes, chegou à região com a missão de descobrir novas jazidas de ouro. A antiga Minas de Nossa Senhora do Rosário de Meia Ponte tornou-se um acampamento de garimpeiros e teve seu crescimento ligado a essa atividade. A mão de obra principal era formada de escravos negros e índios que ainda habitavam a região. A primeira rua da cidade era uma ligação entre uma pousada (na saída para Vila Boa, hoje Goiás) e o garimpo de ouro. O centro urbano desenvolveu-se em torno da Igreja Matriz até a construção das Igrejas do Bonfim e do Carmo, que atraíram casas para seus arredores. Na segunda metade do século XVIII, o crescimento de Pirenópolis ficou paralisado devido à crise da exploração do ouro. Em 1800 acontece uma retomada da economia, alavancada pela agricultura (principalmente algodão), pecuária e comércio. Apesar das mudanças das rotas comerciais da região a partir de 1850, o crescimento do centro urbano vai até o fim do século XIX, quando a cidade passou por um período de estabilidade econômica e cultural. Em 1890, seu nome oficial passou a ser Pirenópolis, uma homenagem à serra dos Pireneus, que cerca toda a cidade. A serra, por sua vez, teve seu nome tirado da cadeia de montanhas que separa a França da Espanha.
    Pirenópolis possui vários atrativos divididos em atrativos culturais, naturais, além das experiências gastronômicas e de aventura:

- Atrativos Turísticos Culturais: Igreja da Matriz, Igreja do Bonfim, Igreja do Carmo - Museu de Arte Sacra, Museu do Divino - Casa de Câmara e Cadeia, Museu Lavras do Ouro, Museu Oca da Terra (COEPPI - Alto do Carmo) e Museu Rodas do Tempo.

- Atrativos Turísticos Naturais: Apizoom Mel, Cachoeira Bonsucesso, Cachoeira Coqueiro e Garganta Parque do Coqueiro, Cachoeira das Araras, Cachoeira do Abade, Cachoeira do Rosário,  Cachoeira dos Dragões, Cachoeira Meia Lua, Cahoeira Paraíso, Cachoeria Santa Maria e Lázaro - Reserva Ecológica Vargem Grande, Cachoeira São Jorge, Cachoeira Usina Velha, Cachoeira Veredas, Fazenda Vaga Fogo, Fazenda Babilônia, Ipec, Lagoa Azul, Mirante do Ventilador, Morro do Frota, Parque Estadual dos Pireneus, Recanto Carranca, Praia Grande - Balneário, e Refúgio Avalon. 

- Experiências Turísticas: Cervejaria Casarão, Cervejaria Santa Dica, Cervejaria Stone Horse, Espaço Hípico Bonsucesso, Piriadventure - Passeio de Quadriciclos, Quadritur Pireneus e os Vôos de balão. 

    A cidade dispõe vários meios de hospedagem, entre hotéis, hostels, suítes, pousadas e casas de temporada. Pirenópolis é famosa por suas festas e celebrações com viés gastronômico, histórico-cultural e envolvendo a natureza. Uma das mais conhecidas é a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece todos os anos em maio, e reúne milhares de fiéis para celebrar a coroação do Imperador Divino. A festa é acompanhada de comidas típicas, música e dança. E foi reconhecida pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil. A festa das Cavalhadas é outro evento que deve ser incluido no seu calendário, em 2022 ganhou uma premiação mundial de melhor festa do ano. Outros eventos são o Canto da Primavera, Festivais Gastronômicos, Feiras Literárias, entre outros. Não deixe de visitar a deslumbrante Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, um marco religioso que impressiona com sua arquitetura imponente. E para mergulhar na cultura local, não perca o Museu das Cavalhadas, que conta a história das tradicionais festas da região.


 

Ver mais