Fundada em 1958, esta cidade pitoresca no interior de Goiás carrega consigo uma rica narrativa ligada ao garimpo de ouro, que deu os primeiros passos rumo à sua formação. Ao longo dos anos, Nova Roma floresceu, mantendo viva a herança cultural e as tradições goianas que definem a identidade desta comunidade. Além das construções encantadoras, Nova Roma se destaca por suas terras férteis e matas nativas, abrigando uma variedade impressionante de vida selvagem. À medida que você se aventura pelos arredores, será envolvido por uma paisagem deslumbrante, banhada pelos rios Paraná, São Bartolomeu, das Pedras, Forquilha e Areia. 
    Apesar de sua discrição, esta cidade encantadora oferece um potencial turístico vasto e surpreendente. Localizada estrategicamente, Nova Roma serve como uma ligação harmoniosa entre a deslumbrante região das Águas e Cavernas do Cerrado e o majestoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Embora seja pouco conhecida, Nova Roma reserva uma riqueza de maravilhas naturais e culturais que cativam todos os que a visitam. Mergulhando nas águas cristalinas, trilhando por paisagens exuberantes e desvendando a história que moldou essa joia escondida.
    Principais atrativos: 
- Cachoeiras Paredão do Céu 1 e 2: As Cachoeiras Paredão do Céu 1 e 2, na nova extensão da Chapada dos Veadeiros, são um espetáculo natural. A primeira, com 70 metros de queda e um poço de 25 metros, permite rapel. A segunda, com 75 metros de queda e poço de 8 metros, impressiona. Localizadas no Povoado Amendoim, conhecido como “Chapadinha“, essas cachoeiras desembocam no Rio da Forquilha, seguindo até a famosa Cachoeira da Forquilha. A trilha de 2 horas e 40 minutos apresenta trechos moderados e desafiadores, incluindo uma escalada em um paredão de quase 100 metros.
- Remansão: A apenas 18 km da cidade, o Remansão é um refúgio procurado por quem busca fácil acesso e uma paisagem singular. Com uma estrada de terra transitável durante todo o ano, este local oferece um banho revigorante e uma ampla área para entretenimento, lazer e encontros sociais.
-  Toca do Macaco: A Toca do Macaco, atrativo bem estruturado, proporciona áreas para banho, práticas esportivas, além de refeições e áreas de camping. A cor cristalina da água e da areia tornam esse local atraente para toda a família, com acesso fácil a apenas 2 km do centro da cidade.
- Rancho do Zeiza: Às margens do Rio Paranã, o Rancho do Zeiza é um balneário popular entre a população local e pescadores esportivos. Localizado a cerca de 20 km do centro da cidade, este local oferece infraestrutura completa, incluindo dormitórios, banheiros e áreas de camping, tornando-o ideal para um dia de lazer ou estadias mais longas.
- Rio das Pedras em Povoado Aurominas: O Povoado Aurominas é um distrito encantador a 42 km da sede municipal. Com rios e cachoeiras que atraem visitantes durante todo o ano, este local é especialmente movimentado em agosto devido à tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário.
 - Estação Ecológica da Chapada de Nova Roma (ESEC CNR): Para os amantes da preservação ambiental, Nova Roma abriga a primeira Estação Ecológica de Goiás, a Estação Ecológica da Chapada de Nova Roma (ESEC CNR). Embora não esteja aberta à visitação, pelo menos por enquanto, essa estação é dedicada a estudos e pesquisas, destacando-se pela alta conservação e uma área de entorno pouco alterada.
    Além dos atrativos naturais, a cidade conta com os eventos culturais, como a Festa de Nossa Senhora do Rosário, um festival que celebra não apenas a devoção religiosa, mas também a rica herança cultural do município. Com uma duração de três dias, o evento mobiliza a comunidade e atrai visitantes para o Povoado Aurominas, onde é realizado um acampamento festivo de aproximadamente uma semana. 

Ver mais