A região foi desmembrada do Município de Pirenópolis, em 1892, passando a pertencer a Santana das Antas (atual Anápolis). Em 1894, Joaquim Taveira, anapolino, estabeleceu-se com sua família nas proximidades do Ribeirão Capivara, com um acampamento, passando da derrubada das matas para o cultivo de produtos agrícolas. Para a colonização do lugar, contou com o apoio de famílias que o acompanharam. O lugarejo nascente ficou conhecido como Matinha dos Taveiras. Em 1898, por sugestão de Fulgêncio Taveira, filho do fundador, o topônimo foi mudado para Campo Alegre, coerente aspecto da região após o devastamento da floresta. Em 1904, o povoado passou à condição de Vila. Extinta em 1913, foi restabelecida em 1918, com a denominação de Cerrado, topônimo alterado, em 1930, para Nerópolis em homenangem ao senador Nero Macedo. 
    A cidade já foi considerada a “capital do alho do estado”. Hoje se destaca pela grande produção de doces, sendo chamada também como a “Cidade Goiana do Doce” e por ser celeiro de grandes times amadores do estado de Goiás como o Ajax (extinto), Nerópolis Tabajara, União Nerópolina e Americano, com vários títulos conquistados, inclusive a nível estadual. 
    O município é bem regado de águas, que são potáveis e permanentes. Dentre outros citam-se os seguintes Ribeirão Capivara, Ribeirão Cachoeira e Ribeirão João Leite; estes últimos fazem limites com o município de Anápolis. O Ribeirão Cachoeira nasce no município e deságua no Rio Meia Ponte. Como elevação pode ser citado o Morro da Bandeira.
    O principal atrativo da cidade é a Pousda Monjolo, localizada na área rural de Nerópolis, com tranquilidade e confortáveis instalações, além de oferecer uma série de opções de lazer: quadra de tênis, salão de jogos, passeio a cavalo e piscina aquecida, dispõe também de uma área de eventos para 200 pessoas, a gastronomia merece destaque, com uma grande variedade saladas, pratos quentes e sobremesa à vontade, é possível que você faça uma verdadeira viagem pelos sabores do Cerrado.

Ver mais