A história do município de Colinas do Sul começou na década de 50, com a ocupação das margens do córrego Almécegas, até a transferência do distrito de Lages (pertencente a Cavalcante) para o já distrito de Colinas. Em 1955, Nilo Passos assume o cargo de primeiro subprefeito da futura cidade. Localizada entre a Chapada dos Veadeiros e o Lago de Serra da Mesa a nordeste de Goiás, Colinas do Sul limita-se ao norte com o município de Cavalcante, ao sul com o município de Niquelândia, a leste com os municípios de Campinaçu e Minaçu e a oeste com o município de Alto Paraíso. Está a cerca de 480 quilômetros de Goiânia e a 270 quilômetros de Brasília. Possui cerca de 4.030 habitantes e uma área territorial de 1.707,519 km². É próxima ao distrito de São Jorge (município de Alto Paraíso), à barragem da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, ao espelho d'água Cana Brava.
    Possui potencial turístico devido à grande quantidade de rios, cavernas, termas, hotéis, pousadas ligadas, também à pesca esportiva. A principal manifestação cultural colinense é a festa da Caçada da Rainha, típica também em outros municípios da região. A festa é baseada em uma encenação do momento em que é assinada a Lei Áurea e, segundo conta a história da festividade, a princesa Isabel foge para as florestas por medo de represálias por parte de seu pai. Ao voltar de viagem, o Imperador sai em busca da princesa e, quando ela é achada, faz-se uma enorme festa com participação dos ex-escravizados.
    Os atrativos turísticos do local são o Lago Serra da Mesa, um dos cartões postais da cidade, com águas cristalinas; a Reserva Particular do Patrimônio Natural Cachoeira das Pedras Bonitas, ideal para fazer trilhas e tomar banho nas quedas d'água; o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um dos parques mais conhecidos e belos do Brasil pode ser acessado a partir de Colinas do Sul. e as águas termais existentes no local. 
    Colinas do Sul é uma cidade que oferece um pouco de tudo para os visitantes. É um ótimo lugar para quem procura um destino de natureza e aventura, e também oferece uma boa infraestrutura turística.

Ver mais