Caçu é um município brasileiro do estado de Goiás, localizado no extremo sudoeste do estado. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como cachoeiras, rios e cavernas. A população residente é de 13.774 pessoas, e a área territorial de aproximadamente 2.254,340 km².
    A cidade de Caçu é um polo de cultura em Goiás, com destaque, sobretudo, para a literatura e as artes plásticas. A Alesg-Academia de Letras do Extremo Sudoeste de Goiás tem sede em Caçu e diversos de seus autores já ultrapassaram as fronteiras do Estado, o mesmo ocorrendo com representantes das artes plásticas. O Conselho Municipal de Cultura marcou a atividade literária caçuense no Brasil, com a promoção de concursos literários, ressaltando-se o Concurso Nacional de Literatura Revelações do III Milênio, durante quatro anos seguidos, com a publicação de quatro antologias com os melhores trabalhos dos concursos realizados. A música também tem seus valores, com diversos cantores (alguns compositores) com trabalhos já gravados.
    A cidade é cercada pelos seguintes rios: Rio Claro, Verdinho e Paranaíba que formam lindas paisagens, saltos e quedas que você precisa conhecer. Além disso existem também várias casinhas antigas que ainda resistem ao tempo. Os principais atrativos do local são: a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Ponte sobre o Rio Claro na GO-206 entre os municípios de Caçu e Cachoeira Alta, a Ponte sobre o Rio Verdinho na GO-206 entre os munícipios de Caçu e Itarumã, Salto Marianinho, Salto Enoch Franco, Condomínio de Ranchos, a Ilha formada pelo Rio Claro próximo as cataratas de Itaguaçu entre os municípios de Caçu e São Simão, as Cataratas do Itaguaçu, e o Lago Municipal. 

Ver mais