Cachoeira Dourada surgiu como uma vila as margens do rio Paranaíba, com a economia fundada na pesca e agricultura familiar. O nome Cachoeira Dourada, segundo relatos coletados com anciões locais, teria surgido através de duas hipóteses. A primeira seria devido ao brilho amarelo-dourado que o vapor de água da cachoeira emanaria ao ter contato com a luz solar ao entardecer. A segunda seria relacionada a quantidade de dourados, espécie de peixe encontrada em abundancia naquela época. A população residente é de 7.782 pessoas e a área territorial é de aproximadamente 528,281 km².
    O município ficou conhecido a partir da década de 1970 por ser descoberto em sua estrutura geológica veios de água quente e com índice elevado de salinidade, sendo seu diferencial. Mais uma vez, conforme relatos de moradores, a descoberta do recurso hídrico se deu por acaso. Na tentativa da construção de um poço artesiano para o abastecimento do posto de gasolina local, o comerciante (Mario Gomes) e os operários da obra teriam se surpreendido com o jato de água quente e salobra, depois de dificuldades em romper a camada rochosa presente no caminho da broca empregada. Percebendo o potencial, Mario Gomes investiu na construção de piscinas aquecidas e uma galeria comercial próximas ao local da perfuração. Dando início ao desenvolvimento turístico da comunidade.
    Além das águas termais, Cachoeira Dourada também é banhada pelo lago no rio Paranaíba com uma extensão de 65 km formado pela barragem da usina hidrelétrica. Aos fins de semana e feriados, a cidade se enche de turistas que vêm em busca da tranquilidade e do clima hospitaleiro da cidade, e também da diversão no lago e nos clubes da cidade.
O turismo em Cachoeira Dourada é uma ótima opção para quem busca um destino para relaxar e aproveitar a natureza. A cidade oferece diversas atrações para todos os gostos.

Ver mais