Localizada no coração do cerrado, Baliza é uma cidade que compõe a região do Vale do Araguaia. Possui cerca de 1.780,173 km² de área territorial, e cerca de 3.351 habitantes. Habitada anteriormente por garimpeiros, a cidade ainda conserva o traçado irregular nas ruas, formando meandros ao longo da margem do rio e suas casas guardam o estilo antigo, algumas abandonadas e em ruínas, permanecendo vivos, entretanto, os hábitos típicos da vida garimpeira. 
    A cidade fica a 1km do Rio Araguaia, em seu apogeu na época do Garimpo, recebeu nomes importantes como o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon em 1930; a família real brasileira composta pelo Príncipe Dom Pedro de Alcântara Orleans e Bragança e seus filhos, que em 1936 passaram alguns dias como hóspedes da família Jacobson e o interventor federal Dr. Pedro Ludovico em 1940. 
    Baliza possui vários atrativos naturais, alguns quase intocáveis. Cânions, cachoeiras, corredeiras, construções histórias e ruas de pedras  fazem parte dos atrativos locais. A pesca esportiva, turismo de aventura, ecoturismo são algumas das modalidades a serem praticadas na região. 
    Com uma população extremamente acolhedora, vale a pena conhecer essa terra envolta por mistérios e encantos, cujas belezas naturais são de encher os olhos e o caminhar por suas ruas estreitas cercadas de antigos casarões é uma verdadeira viagem ao passado. 
 

Ver mais