Turismo em Goiás | Goiânia

Parque Zoológico de Goiânia

A história do Zoo é quase tão antiga quanto a própria história de Goiânia. A área do atual Parque Zoológico foi doada pelo fazendeiro Urias Magalhães em 1933, ainda no início da construção de Goiânia. A doação da área, intermediada pelo governador Pedro Ludovico Teixeira, tinha como objetivo criar um ponto de ligação entre a nova capital que surgia e Campinas (hoje, um bairro de Goiânia). Desta forma, ainda no início dos anos de 1940, o espaço foi destinado à construção do Lago das Rosas como um local de recreação e lazer. Parte da área era utilizada para a plantação de hortaliças (daí a denominação de “Horto”) que abasteciam hospitais da cidade, entre eles a Santa Casa. Em 1953, Saturnino Maciel de Carvalho, o responsável pelo “Horto”, conheceu o professor e ornitólogo José Idasi, que doou alguns animais para o local, transformando-o em um mini zoológico. A partir de então, a tradição de visitar o parque foi iniciada. Os visitantes levavam seus filhos para conhecer os animais abrigados embaixo das árvores do Horto. A partir daí, Saturnino Carvalho acampou a ideia de criar um jardim zoológico para a cidade. A ideia teve o apoio do governador Pedro Ludovico e, em 1956, o Parque Zoológico de Goiânia foi oficialmente fundado. Desde a década de 1960 está sob a responsabilidade do público municipal e é gerido atualmente pela Agência de Turismo, Eventos e Lazer – AGETUL. Ainda hoje o Parque Zoológico é um dos cartões postais mais visitados de Goiânia. Como uma das principais áreas verdes da cidade, é visitada por quase 500.000 pessoas por ano, onde atividades de lazer e cultura se juntam à importante missão de dedicar o espaço à atividades de educação ambiental e à conservação de espécies de animais silvestres.

Ver mais

  • Localização

    Urbana

    Alameda das Rosas, sn - Setor Oeste

    CEP 74.110-010 - Goiânia - GO

  • Pontos de Referência

    O Zoológico de Goiânia fica dentro do Parque Lago das Rosas, que fica próximo a três bairros centrais da capital: o Setor Oeste, o Setor Coimbra e o Setor Aeroporto. A localização é interessante, pois, além da visita ao Zoológico, é possível aproveitar a área verde do Parque. O local conta com lagos, pedalinhos e áreas com brinquedos infantis.

  • Horário de Funcionamento

  • Tipo de Visita

    Auto-guiada;

  • Entrada

    Paga

    17,00

  • Atividades Realizadas

    Além dos animais, o Zoo de Goiânia tem parquinho de diversões, lanchonetes e museu. O Zoológico realiza, ainda, atividades educativas e de conservação dos animais.

  • Acessibilidade