Porangatu é um município goiano localizado à 407 km da capital do estado. O nome da cidade é um termo de origem tupi que significa "bonito e bom", através da junção dos termos porang ("bonito") e katu ("bom"). Uma lenda popular dá uma versão poética para a origem do nome da cidade. É a "lenda de Angatu":
 Contam os antigos que em tempos idos, que existia uma tribo dos índios Canoeiros; tinha uma índia muito bela, esposa de um dos futuros chefes da tribo. O tempo passou e chegou João Leite e seus bandeirantes e entre eles um cativou o coração da jovem índia, o forte e valente Antônio. Começaram entre os arvoredos um lindo romance. Não tardou, esse romance veio a ser descoberto e proibido, como também proibido seus encontros. Angatu e o jovem apaixonado não pensaram nos perigos que corriam e começaram, a se encontrar às escondidas,e tudo ia bem para ambos, apesar de todas as pressões ao romance. Um dia porém, os dois são levados à presença do chefe da tribo como castigo o moço é condenado a morrer flechado e o corpo queimado em uma enorme fogueira no meio da mata e ela seria obrigada a vê-lo morrer sem nada poder fazer, presa e cercada por guerreiros da tribo. O jovem bandeirante amarrado a um tronco de árvore ao receber as flechadas mortíferas expira e suas últimas palavras são dirigidas à amada: "Morro por Angatu". Assim, aquele lugar teria passado a chamar-se Porangatu em memória do amor proibido entre Angatu e Antônio.

Porangatu está em sua própria microrregião, a Microrregião de Porangatu, com 40.469 habitantes em uma área de 35.287 km²; 426 km da capital, Goiânia. Esta microrregião serve como um núcleo para dezoito municípios no norte do Estado de Goiás. O município se situa a oeste da principal rodovia do estado, que é a BR-153, que liga Belém a Brasília e o sul do estado com o estado do Tocantins. Os rios importantes são Santa Tereza, Cana Brava, Ouro Pintado, Santa Maria, Gregório e, principalmente, o Rio do Leite. O clima é quente, tropical úmido, com temperaturas que vão até 40 °C. A média mínima é de 22 °C. A elevação é de 390 metros acima do nível do mar e os pontos mais altos são a Serra da Sabina e Serra dos Picos. 
    A cultura em Porangatu é muito ampla, tem diversos talentos na música, poesia, teatro, pintura etc. Porangatu envolve vários artistas: poetas, escritores, pintores, escultores, músicos, compositores etc. O principal ponto de cultura da cidade é o Centro Cultural de Porangatu. Na cidade há a Academia Porangatuense de Artes e Letras "APALE", além de vários grupos teatrais, e ocorre também a Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo), onde são apresentados espetáculos de teatro e circo. Desde 2009, acontece em Porangatu o Goyazes Festival. É um dos maiores eventos de música independente do norte goiano. Com objetivo de fortalecer e divulgar o cenário independente do estado de Goiás, o festival tem, desde sua primeira edição, oferecido oportunidades para artistas e bandas apresentarem e divulgarem a música autoral. As apresentações acontecem geralmente na Praça Ângelo Rosa, localizada no centro da cidade, próximo ao Centro Cultural de Porangatu. A música sertaneja é fortalecida através da Exposição Agropecuária de Porangatu, realizada anualmente pelo Sindicato Rural do município, que tem trazidos grandes shows para a cidade. Outra festa do calendário cultural da cidade é o carnaval. A folia, realizada em volta da lagoa, leva à cidade milhares de visitantes de Goiás, Tocantins, Distrito Federal e, até mesmo, de Minas Gerais.  Um pouco menos famoso, mas igualmente animado, é o “Arraiá do Descoberto”, festa que é realizada entre os meses de junho e julho no Centro Histórico, na região onde está o poço do Milagre. Outra crença popular afirma que, quem bebe da água dessa fonte, se encanta pelo município e não vai mais embora: acaba ficando para morar. 
    A cidade também possui belezas naturais, como os rios Santa Tereza, Cana Brava, Ouro Pintado, Santa Maria, Gregório e o do Leite e, ainda, as Serras da Sabina e dos Picos, pontos mais altos das redondezas.  
    

Ver mais