Muquém é um distrito localizado no estado de Goiás, Brasil, que tem sido cada vez mais procurado por turistas nos últimos anos. O distrito é conhecido por suas belezas naturais, rica cultura e hospitalidade de seu povo, no povoado (Muquém) acontece a festa em louvor de Nossa Senhora da Abadia. Anualmente há um fluxo turistas de (cerca de 100 mil ) para o local das festividades que reúne missas, batizados, casamentos e procissão. Em meio à programação religiosa, há barracas com comidas típicas e o comércio de artesanatos e outros artigos.

Todo ano, cerca de 200 mil romeiros de todo o Brasil se estabelecem no pacato vilarejo do Muquém, interior do Goiás, mantendo viva uma tradição católica de 263 anos.

A festa cultua a imagem de Nossa Senhora da Abadia e anualmente mobiliza milhares de devotos entre os dias 5 e 15 de agosto.

Algo que torna essa romaria única é o local escolhido para celebrá-la: um povoado esquecido no meio da Chapada dos Veadeiros, cercado pela exuberante paisagem do bioma cerrado. O contato humano com a natureza é constante, seja na procissão de 45 km que leva a imagem de Nossa Senhora desde Niquelândia até o vilarejo do Muquém, seja na área do santuário rodeada por morros e vegetação nativa. Os fiéis montam acampamento nos “ranchos”, sob a copa das árvores, e muitos tomam banho no riacho próximo. Alguns até preferem chegar ao Muquém por dentro da mata, cortando o cerrado por dias a fio, vindos de cidades vizinhas.

Outro destaque do turismo em Muquém é a rica cultura local. O distrito é conhecido por seus artesanatos, como as famosas rendas feitas pelas artesãs da região. Os turistas também podem conhecer as festas tradicionais do local, como a Festa do Divino Espírito Santo, que acontece anualmente em maio, e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, em outubro.

A gastronomia também é um ponto forte em Muquém, com destaque para pratos típicos da região, como o empadão goiano, o arroz com pequi e a pamonha. Os visitantes também podem desfrutar de deliciosos doces caseiros feitos com frutas típicas da região, como o cajuzinho do cerrado e goiabada cascão.

Em resumo, Muquém é um destino turístico completo que oferece uma mistura de belezas naturais, cultura e gastronomia típica do cerrado brasileiro. Com sua hospitalidade e alegria, os moradores locais recebem os visitantes de braços abertos, fazendo com que a viagem seja ainda mais especial e inesquecível.

Ver mais