Cavalcante é um município goiano localizado a 500 km de Goiânia, com cerca de 9.583 habitantes e área territorial de aproximadamente  6.948,780 km². A cidade surgiu por volta de 1736 descoberto quando Bartolomeu Bueno da Silva (O Anhanguera) explorava a área em busca minas de ouro e indígenas com o objetivo de formar a capitania de Goyaz. 
    Abriga uma parte da comunidade Kalunga, dentro do Sítio Histório e Patrimônio Cultural Kalunga, principalmente Vão de Almas, Povoado Engenho (Engenho II, etc.), Tinguizal, Fazenda Ema e Vão do Moleque. Dentre suas atrações turísticas destacam-se várias cachoeiras, como as do Rio Prata, de Santa Bárbara, da Capivara, e as várias cachoeiras da fazenda Veredas e da Ponte de Pedra. Apesar de não possuir ainda um acesso em seu território, Cavalcante também abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
    Cavalcante também é conhecido pela presença de comunidades quilombolas, que mantiveram viva a cultura afro-brasileira e recebem visitantes visitantes em conhecer suas tradições, como a culinária, a música e a dança.
Para os amantes do ecoturismo, a região oferece diversas trilhas ecológicas, que permitem explorar a rica biodiversidade do Cerrado e admirar paisagens deslumbrantes.
    Em termos de infraestrutura turística, Cavalcante conta com pousadas, campings, restaurantes e agências de turismo local que oferecem serviços de guias e passeios pela região.
É importante destacar que, como em qualquer área de preservação ambiental, é fundamental seguir as normas de visitação, preservar a natureza e seguir as orientações dos guias locais para garantir a preservação do ecossistema.

Ver mais