Comemoração dos 130 anos da Banda 13 de Maio se adapta ao protocolo da pandemia

Banda segue as regras de isolamento social recomendadas pelo Governo de Goiás e faz festa virtual

Uma alvorada festiva e a celebração de uma missa marcam o aniversário de 130 anos da Corporação Musical 13 de Maio. O diferente este ano é que, em plena pandemia do novo coronavírus, não há público presente, o número de músicos é reduzido, sem componentes do grupo de risco, todos seguindo protocolos, com muita cautela, e tomando medidas para evitar aglomeração. O público pode acompanhar as apresentações pelas redes sociais da banda corumbaense.

A tradicional alvorada começa às 5 horas da manhã do dia 13 de maio, desta vez sem a participação da comunidade. A missa em ação de graças pelos 130 anos da banda, na Igreja São Sebastião, também cheia de regras, começa às 19 horas. Todos podem assistir à comemoração virtual do aniversário com transmissão ao vivo pelo Facebook Corporação Musical "13 de maio" ou Instagram @corporaçãomusical13demaio.

Banda 13 de maio, em formação no ano de 2018
A banda

A Corporação Musical 13 de Maio, de Corumbá de Goiás, é a banda mais antiga do Estado com data de fundação documentada, em 1890.  Atualmente, segundo Cristiano Rodrigues Ferreira, diretor presidente da Corporação, o grupo tem em torno de 35 a 40 músicos efetivos, todos voluntários, com idades entre 10 a mais de 80 anos, uma combinação equilibrada entre experiência e juventude.

A Corporação vem, desde sua criação, formando novos músicos. São cerca de 80 alunos matriculados todos os anos. A falta de recursos é constante, apesar da luta da comunidade que busca manter a tradição. Antes da pandemia a escola estava com as aulas paralisadas por falta de recursos.

Sem fins lucrativos, a entidade conta, principalmente, com o apreço da população, e sobrevive graças ao apoio da sociedade, às apresentações e aos “Amigos da 13 de Maio”. E recebe um auxílio da Prefeitura de Corumbá de Goiás, que ajuda a pagar as contas mensais, mas não cobre o salário dos professores, por exemplo.

A banda costuma tocar em eventos cívicos, religiosos e culturais de Corumbá e em festas de outras cidades de Goiás, como as Cavalhadas de Palmeiras, festejos em Pirenópolis, Abadiânia, Jaraguá. Acontece que, como medida de prevenção ao coronavírus, as apresentações estão canceladas e mais uma fonte renda, suspensa.

Banda 13 de maio, em apresentação no ano de 2017
Pra ver a banda passar...

Nada mais goiano do interior do que uma banda espalhando alegria enquanto passa pelas ruas, chamando a atenção de toda a cidade. Desta vez, por causa da pandemia, de suas ruas de pedra vazias, Corumbá de Goiás transmite sua festa para o mundo. 130 anos de música, diversão, história.

Banda 13 de maio, em apresentação no ano de 2016