Governo de Goiás recebe sugestões para projeto de estruturação do Caminho de Cora Coralina

A trilha vai ganhar pontos de apoio, pontes e sinalização

O Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, reuniu os segmentos ligados ao Caminho de Cora Coralina para dar encaminhamento ao projeto de estruturação do atrativo, que terá 1 milhão e 390 mil reais para investimento em infraestrutura, graças a emendas parlamentares. O projeto de instalação de pontos de apoio, mata burros, passarelas, pontes e sinalização está sendo elaborado pelos engenheiros da Secretaria de Indústria e Comércio, após o levantamento das demandas realizado em conjunto com servidores da Goiás Turismo.

Durante a videoconferência, a Autarquia apresentou o cronograma de trabalho e abriu o prazo para recebimento de sugestões até a próxima sexta-feira e definição de prioridades de intervenção até o dia 22/05. O presidente da Autarquia, Fabrício Amaral, explicou que o projeto será encaminhado para a Caixa Econômica Federal para validação. Após o trâmite, é aberto o processo de licitação das obras. Ele ressaltou que será fundamental a parceria com as prefeituras e voluntários para manutenção dos pontos de apoio e sinalização. "Vamos fortalecer o associativismo, gerar o sentimento de pertencimento da comunidade local", afirmou. O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 km entre Corumbá e a cidade de Goiás. São 8 municípios e 8 povoados, reunindo história, cultura, poesia, natureza e aventura. 

A reunião contou com as participações do presidente da Comissão de Turismo da Alego, deputado Coronel Adailton, dirigentes municipais de turismo, empresários, voluntários, Rede Brasileira de Trilhas e a Associação do Caminho. A ação faz parte de uma frente de trabalho da Goiás Turismo voltada para o planejamento da retomada do setor após o isolamento social, devido à pandemia da Covid-19. O Turismo regional e de natureza é apontado como uma das apostas do setor no cenário pós crise.