Turismo Rural no Estado de Goiás

Goiás é um estado tradicionalmente agrário. Apesar disso, conhecer fazendas com relevância histórica para (re)viver o bucolismo do local é um tanto recente. A junção entre demanda e procura - aliada à necessidade de acrescentar uma opção ao ecoturismo e às viagens rumo ao litoral brasileiro - originou o chamado turismo rural ou agroturismo. Nesse segmento, a quantidade de empreendimentos que oferecem experiências marcantes são inúmeros.
Para garantir a mistura de natureza, agricultura e as tradições locais, os hotéis-fazenda e pousadas costumam oferecer hospedagem, alimentação, visitação guiada na propriedade, recreação e entretenimento e atividades pedagógicas vinculadas ao contexto rural. Em tempos em que as crianças têm cada vez menos oportunidades de visualizar o modo de vida campestre e o cultivo de animais e alimentos, o turismo rural pode ser uma boa pedida para apresentar esse mundo aos pequenos e também para os pais relembrarem a infância no interior ou mesmo apenas relaxar.

Localizada a cerca de 100 km de Goiânia e 180 km de Brasília, a Fazenda Babilônia fica em Pirenópolis. Considerada uma das referências no turismo rural em Goiás, a propriedade disponibiliza aos visitantes toda a estrutura que remete à época de sua fundação, datada do fim do século XVIII.
Os turistas têm a chance de conhecer o enorme casarão colonial sustentado por robustas vigas de madeira e paredes de taipa e rodeado por muros de pedras construídos por escravos. Além disso, o local oferece ainda um tradicional Café Sertanejo com mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda regado a suco de frutas da época e típicas da região, caldo de cana, leite e café. Devido à sua importância, a Fazenda foi tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Informações pelo site www.fazendababilonia.com.br.

Criada em 1947 por Antônio Batista da Silva, o local recebeu os primeiros pés de jabuticaba nesse mesmo ano. Desde então, a Fazenda Jabuticabal, sediada no Distrito de Nova Fátima, em Hidrolândia, recebe milhares de turistas que desfrutam de aproximadamente 42 mil jabuticabeiras espalhadas por 100 hectares. A Fazenda Jabuticabal abre as portas sempre nos meses de setembro e outubro.
Já na Vinícola Jabuticabal é onde se produz os vinhos e outros produtos e também conta com muitas jabuticabeiras para se deliciar à vontade, além de ter um rio de água cristalina que passa dentro da propriedade onde é possível tomar banho e também pescar, um mirante e um restaurante com vista panorâmica para as jabuticabeiras. Mais informações pelo site www.vinicolajabuticabal.com.br.

Um complexo ecoturístico com lago para banho, bicas, cachoeiras, piscina, praia artificial, brinquedoteca e áreas esportivas rodeado por área verde. O Santa Branca Ecoturismo e Pousada disponibiliza pacotes de hospedagem com café da manhã, almoço e jantar e ainda bilhetes para passar o dia. No local, o visitante tem à disposição várias outras atrações. Entre elas, estão o passeio a cavalo, as trilhas na mata, o pesque-e-pague e o pesque-e-solte. O complexo fica a 27 km de Goiânia e 180 km de Brasília, em Terezópolis de Goiás.

O contato com a natureza e a rusticidade são marcas do Estância Park Hotel. Este pedacinho do campo está bem perto da cidade grande, em Anápolis, mais precisamente a 60 km de Goiânia e 140 km de Brasília. No espaço há apartamentos e chalés e ainda várias atividades de lazer para toda a família além de variedade em comidas regionais com sabor caseiro. O Estância oferece atividades como arvorismo adulto e infantil, tirolesa, jardins, orquidários, museu rural, parque de compostagem, pomar e horta orgânica. Detalhes no site www.estanciaparkhotel.com.br.

Texto : Site da ABO ( Associação Brasileira de Odontologia)

Imagem 1 : Fazenda Babilônia - Imagem 2: Turista desfrutando da fruta Jabuticaba, na Fazenda Jabuticabal

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.