Gastronomia no Estado de Goiás

A Gastronomia é um grande atrativo goiano que integra a cadeia do Turismo. Goiás tem uma culinária variada, principalmente pelo os goianos sempre mesclaram diferentes técnicas de cozinha,misturando ingredientes locais e métodos indígenas com as técnicas importadas da África e receitas tradicionais portuguesas. O resultado desta fusão é uma rica culinária cheirosa e autêntica,nossa identidade inclui um grande uso de milho e mandioca,porções muito generosas de ensopados de carne,legumes e frutas locais.

Organizado pela ARPHOS, com o apoio da Prefeitura de Goiás. O Festim, evento de abertura aconteceu no jardins do Quartel do XX, com as presenças da Prefeita Profª. Selma Bastos, da Presidente da ARPHOS, Suzana Magalhães, Srª. Flávia Rabelo, Sec. Mun. de Cultura e Turismo e um grande público que lotou o espaço. A Vila Gastronômica esteve montada nos jardins do Quartel do XX, lá o público que compareceu se deliciaram com pratos preparados especialmente para este festival. (Texto: Prefeitura Municipal da Cidade de Goiás)

O TereÔxente é um festival gastronômico que faz o resgate da cultura nordestina. O projeto foi criado em 2017 e hoje é referência no país.  Durante os 4 dias do evento, mais de 30 mil pessoas passam pela festa. O TereÒxente é a concretização de um grande desejo da atual administração no sentido de projetar Terezópolis para o Brasil. Estamos contabilizando bons resultados com esse projeto. A realização da primeira edição deu mostras de que estamos no caminho certo.  Terezópolis foi incluído no Mapa Turístico de Goiás e no Circuito de Festivais Gastronômicos de Goiás, e isso é muito significativo para o avanço dos nossos propósitos." O festival além de apresentar as tradições nordestinas, expressiva na comunidade, em função do grande contingente de moradores oriundos dessa região do país, valoriza a gastronomia e a cultura local. O projeto agrega vários segmentos da comunidade local; escolas, comércio, restaurantes, artistas, detentores de saberes tradicionais e muitos outros, marcando a história da cidade. A assessoria de imprensa do festival confirmou que haverá atrações gratuitas, entre elas bandas de forró e trios nordestinos. (Texto : Organização TerêOxente)

O Caturama, festival gastronômico que acontece em Silvânia, promete resgatar a culinária e os sabores da Região da Estrada de Ferro. O evento acontece entre os dias 3 e 5 de outubro e pretende movimentar o turismo com pratos temáticos para os turistas.O festival integra o Programa Rotas Gastronômicas, lançado pela  Goiás Turismo . O objetivo, de acordo com a empresa, é reunir regionalismo, sustentabilidade, inclusão social e empreendedorismo. Além de Silvânia, o evento pretende envolver as demais cidades da região: Bonfinópolis, Caldazinha, Catalão, Goiandira, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Vianópolis. São servidos pratos com sabores e nomes sugestivos, como Frango no Trilho, Pastel de Vagão, Arroz com os Trem Tudo, Segue Viagem, Carga de Torresmo, Maria Fumaça e Chica  Loucomotiva, além do prato que dá nome ao festival. Os doces e salgados custarão entre R$ 3 e R$ 15.

Em Pirenópolis, alguns destaques da cidade são a Fazenda Babilônia, que resgata a culinária brasileira em um banquete com cerca de 4 itens, e a Reserva Vagafogo, pioneira nas atividades de ecoturismo e ainda oferecem um brunch com mais de 60 produtos, dos quais 90% é produzido lá.

O 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa vai oferecer pratos com destaque para produtos regionais, como o Arroz Serra Negra e Casal Raiz, que levam pequi, queijo e tempero especial, além da Carne de Garimpeiro com Cuscuz, Pururuca de Senzala, Ceviche Serra da Mesa, Farofa do Muquém, Queijos Temperados, Abraçadinhos na Serra, Caldo com Pururuca de Tiras e Pamonha na Chapa com Lombo de Porco.

Quem gosta de doce também vai estar bem servido: Biscoito Fervido, Bolo de Cuia, Biscoito Pau a Pique e o Quebrador de Flor Josephina’s prometem agradar. A festa vai ser no Casarão, que fica na Praça da Matriz, no Centro Histórico de Niquelândia. Minaçu, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu, que ajudam a compor a Região Turística, fazem parte do Festival, assim como Mara Rosa, que participa tendo o açafrão como atração. Muita comida boa, atrações musicais e culturais fazem parte da programação. O Josephina’s é um festival do Programa Rotas Gastronômicas, realizado pelo Governo do Estado por meio da Goiás Turismo. ( Texto : Mais Goiás)

 

Pratos típicos goianos

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.