Cultura e Arquitetura no Estado de Goiás
Conhecida carinhosamente pelo nome de Goiás Velho, a antiga capital do Estado foi fundada no ciclo do Ouro e retrata o período colonial brasileiro de uma maneira muito particular. Cidade de Goiás tem como característica ser Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o traçado urbano é um exemplo do desenvolvimento de uma cidade mineira com as adaptações ás condições do local, como os limites impostos pelo Vale do Serra Dourada e o Rio Vermelho. Entre suas manifestações culturais destaque para a Semana Santa, em especial para a Procissão do Fogaréu, que recebe visitantes de todo o País.
Planejada na década de 30, Goiânia, apesar de jovem é reconhecida mundialmente por seu acervo arquitetônico Art Déco. Localizada no coração do Brasil, a capital de Goiás mescla o clima cosmopolita dos negócios com o jeito receber bem do goiano. Com uma combinação única de ruas arborizadas, parques urbanos e um bom número de hotéis, restaurantes e centros de convenções, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, especialmente em congressos e eventos. A vida cultural e de lazer na cidade são pontos altos para moradores e visitantes. Goiânia também é famosa pelos bares nas calçadas.
Pirenópolis é uma cidade colonial com belos cenários históricos, dezenas de cachoeiras e vida noturna movimentada. Patrimônio Histórico Nacional, guarda casarões do século XVIII e fazendas tombadas. É um retrato vivo da história goiana. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário é o maior e mais antigo monumento histórico do Centro-Oeste brasileiro, construída em 1727.
