Cachoeiras no Estado de Goiás

Recebe turistas do mundo inteiro atraídos pela beleza do lugar, com suas mais de 120 cachoeiras catalogadas. Na cidade há também um herbário organizado por um profundo conhecedor das propriedades medicinais das plantas do cerrado. O clima de misticismo e espiritualidade é muito presente em Alto Paraíso. Você encontra uma cozinha vegetariana variada, em razão da influência de pessoas de diferentes partes do Brasil e do mundo que se mudaram para lá e são proprietárias de restaurantes, lanchonetes e pousadas que oferecem uma comida saudável, criativa e saborosa. Em Alto Paraíso está a Vila de São Jorge, porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que detém o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Nessas localidades encontram-se pousadas aconchegantes, spas, espaços místicos e templos. É também o destino preferido dos amantes de esportes e atividades de aventura na natureza.

 O município de Teresina de Goiás  é o mais novo dos municípios da Chapada dos Veadeiros, mas também riquíssimo em história e cultura. Possui comunidades Kalunga e muitas belezas naturais. Destaque para o Poço encantado. Além dele, 17 cachoeiras estão á disposição dos turistas. É considerado capital do Caju na Chapada dos Veadeiros.

Cavalcante é a base mais afastada para quem visita a Chapada dos Veadeiros e por isso, muitas vezes, deixa de ser conhecida pelos turistas. O esforço para chegar até lá, entretanto, é recompensado com algumas das mais espetaculares cachoeiras da região. Localizada a 90 km de Alto Paraíso e 325 km de Brasília, Cavalcante desperta paixões entre os viajantes e oferece cenários dignos de muitas fotos. A cidade em si não tem muita graça, diferente das mais famosas São Jorge e Alto Paraíso, mas as cachoeiras competem em pé de igualdade com as outras bases da Chapada. Em Cavalcante, será possível conhecer a Cachoeira Santa Bárbara, atração que chama a atenção pelo intenso azul digno das cores do Caribe. E foi a água da Santa Bárbara que começou a levar tantos turistas para Cavalcante, já que as fotos de lá são de arrancar recorde de curtidas. Além da Santa Bárbara, boas pedidas são a Cachoeira da Capivara, a Cachoeira Candaru, as cachoeira do Complexo do Prata (onde está a Cachoeira Rei do Prata), a Cachoeira da Ave Maria, a Cachoeira Veredas, a Cachoeira Poço Encantado e a Cachoeira São Bartolomeu.

Em Formosa,  temos o Parque Municipal de Itiquira. Forma-se, em sua base, um poço, porém, não é permitido o banho, pois a força da queda d'água é muito forte. Logo abaixo, no rio, há outros poços com pequenas cachoeiras, onde é possível o banho. Depois do salto, o rio forma uma sequência de cachoeiras, corredeiras e poços, cobertos por uma densa floresta.

O parque atrai muitos turistas vindos de Brasília, que dista 115 quilômetros. Possui várias nascentes de água mineral e, fora do parque, um clube, restaurante, bares, lanchonetes, camping, piscinas de água corrente, hotel e chalés. A entrada no parque é cobrada. É extremamente comum a prática do rapel na região, em razão da altura existente no local.

Imagem 1 : Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros - Imagem 2 : Turistas em Cachoeira em Teresina de Goiás - Imagem 3 : Cachoeira Santa Bárbara, em Cavalcante - Imagem 4 : Salto Itiquira, em Formosa

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.